7 Dicas para aumentar a produtividade na sua empresa

aumentar a produtividade na sua empresa

Sente que a sua empresa está a ser pouco produtiva, mas não sabe bem o que fazer para aumentar a produtividade na sua empresa?

Produtividade não significa estar ocupado, não significa trabalhar mais ou estar mais tempo dentro do escritório.

Produtividade é sinónimo de trabalhar melhor, ou seja, é entregar o máximo, no menor tempo possível, alocando o menor número de recursos.

Portanto, fazer mais tarefas no menor tempo possível ou fazer menos tarefas mas com mais qualidade? As opiniões dividem-se.

Veja as nossas dicas que o vão ajudar a melhorar os níveis de eficiência da sua empresa.

 

DICAS PARA AUMENTAR A PRODUTIVIDADE

Fazer uma Checklist

Fazer uma lista de tarefas não é uma sugestão, é obrigatório.

Estar a par de todas as tarefas, reuniões, definição de objetivos, prioridades e, simultaneamente, desenvolver o seu trabalho sem precisar de registar nada?

Não é nada recomendado. É normal que se possa vir a esquecer de algo, e acabar por não cumprir prazos ou não comparecer em várias ocasiões.

Faça uma lista de todas as tarefas e vá adicionando à medida que surgirem novas. Assim, além de não se esquecer de nada, consegue visualizar quantas estão por terminar.

 

Gerir o tempo

Definir tarefas sem controlar o tempo investido em cada uma? Nem pensar.

Controlar o tempo vai ajudá-lo a ter maior perceção de quanto tempo é necessário para cada tarefa, da próxima vez que as definir. Além disso, vai desafiá-lo a cumprir os prazos estabelecidos.

Existem várias ferramentas que o ajudam a fazer isso, um exemplo disso é o Rescuetime.

 

Estabelecer prazos

Esta é uma das formas mais importantes para aumentar a produtividade na sua empresa. Sabe porquê?

Os seus colaboradores vão sentir-se mais focados nos objetivos do projeto e, ao mesmo tempo, realizados quando cumprirem as metas estabelecidas, nos prazos que definiu.

Sabem, perfeitamente, quando têm de as terminar, portanto também afasta algum stress que poderia ser causado, caso não existisse datas.

 

Deixar para trás o “Multitasking”

Fazer várias tarefas em simultâneo, deixa de ser eficiente, para começar a ser perda de tempo e de produtividade.

Obviamente que não se aplica a tudo, pois poderão existir tarefas que consegue fazer ao mesmo tempo, mas existe uma boa probabilidade de não ficar, totalmente, como deveria.

Caso isso aconteça, poderá ter que refazê-la, e aí irá perder ainda mais tempo. Portanto, dedique-se a uma tarefa de cada vez, para que fique bem feito logo à primeira.

 

Fazer pausas

Fazer pausas é fundamental e deve fazer parte da cultura de qualquer empresa.

Se na sua empresa, ainda não têm por hábito, comece por ser o pioneiro e recomende toda a equipa a fazer pelo menos duas pausas (uma a meio da manha e outra a meio da tarde).

Vai ver que vai começar a aumentar a sua eficiência.

Ninguém consegue manter o mesmo nível de concentração, se fizer mais de 2 ou 3 horas seguidas. É recomendado, por especialistas, para descansar a cabeça, a vista, o corpo e recarregar energias, fazer umas pausas ao longo do dia.

 

AUMENTE A PRODUTIVIDADE, RecorreNDO à Tecnologia da STEP!

Para garantir que os processos são bem executados, poderá e “deverá” recorrer a um Software de Gestão Documental. Sabe porquê?

Permite-lhe definir, executar e controlar a execução desses mesmos processos de forma célere, rigorosa, transparente, auditável e segura.

O SABE, o Software de Gestão Documental e de Processos Online da STEP, está acessível a qualquer hora do dia, a partir de qualquer lugar.

Está pronto para aumentar a produtividade da sua empresa? Contacte-nos!