Vantagens do Outsourcing para as empresas

vantagens do outsourcing

À medida que avalia as suas escolhas e decisões de diferentes componentes das suas operações, poderá precisar de considerar as vantagens do outsourcing.

Quando implementado pelas razões certas, o outsourcing ajudará a sua empresa a crescer e a poupar. No entanto existem outras vantagens para além da poupança.

Listamos de seguida algumas das principais vantagens do outsourcing.

1. Foco nas actividades principais

Em períodos de crescimento rápido, as operações de back-office de uma empresa crescerão também.

Essa expansão começará a consumir recursos (humanos e financeiros) à custa das principais actividades que tornaram a sua empresa bem-sucedida.

A subcontratação dessas actividades permitirá reorientar as actividades comerciais que são importantes sem sacrificar qualidade ou serviço no back-office.

Exemplo: uma empresa possui um grande contrato que aumentará significativamente o volume de compras num curto período de tempo.

Poderá recorrer a uma empresa para que possa tratar das compras da sua empresa.

 

2. Economia de custos e eficiência

O outsourcing é uma boa opção quando possui operações de back-office que são de natureza complicada, mas que o tamanho da sua empresa o impede de as realizar a um custo consistente e razoável.

Exemplo: um consultório médico pequeno quer aceitar uma variedade de planos de seguro.

Uma pessoa a tempo parcial não pode acompanhar todo o processo, de modo que a tarefa é entregue para uma empresa especializada em cobranças.

 

3. O OUTSOURCING ReduZ Os custos operacionais

Os custos operacionais poderão ser extremamente elevados, dependendo do sector vertical de cada empresa.

Considere subcontratar uma empresa para as funções que podem ser movidas facilmente.

Exemplo: o crescimento da sua empresa resultou numa maior necessidade de espaço no escritório. A localização atual é muito cara, e não há espaço para se expandir.

Poderá realizar um contrato de outsourcing para algumas operações mais simples de modo reduzir a necessidade de espaço de escritório. Por exemplo, operações de telemarketing.

 

4.Controlo Operacional

As operações cujos custos estão fora de controlo orçamental devem ser consideradas para outsourcing. Uma empresa externa poderá trazer melhores capacidades de gestão para a sua empresa.

Exemplo: um departamento de tecnologia da informação que tem muitos projectos, que não tem elementos da equipa suficientes e um orçamento que excede em muito a sua contribuição para a organização.

Um contrato de outsourcing forçará a gestão a dar prioridade aos seus pedidos e ganhar controlo sobre o departamento.

 

5. Gestão de Risco e Continuidade

Períodos de alta rotação de funcionários geram incerteza e inconsistência às operações.

O outsourcing proporciona um nível de continuidade, reduzindo o risco de um nível de operação deficiente para a empresa.

Exemplo: O gerente de recursos humanos está com uma baixa médica prolongada e os dois assistentes administrativos deixarão a empresa num período de tempo muito curto.

O outsourcing da função de recursos humanos reduziria o risco e permitiria que a empresa continuasse a operar.

 

6. Desenvolvimento da equipa interna

É necessário realizar um grande projeto que exige competências que sua equipa não possui.

Ao subcontratar, obterá as pessoas com as competências que precisa na sua empresa. A sua equipa poderá trabalhar com estes elementos de forma a adquirir novas capacidades.

Exemplo: uma empresa precisa iniciar um projecto de substituição / actualização do seu CRM. A sua equipa de TI não possui as capacidades necessárias para projectar o novo software.

Ao subcontratar e exigir que os programadores e consultores trabalhem no local, permitirá que a sua equipa adquira um novo skill set.

 

Uma solução de outsourcing pode ser aquilo que a sua empresa pode precisar. Nós podemos ajudá-lo, saiba como!