Vantagens de uma solução BPM

solução BPM

O que é BPM?

Para conseguirmos listar as vantagens de uma solução BPM, temos que aferir em primeiro lugar o que é o BPM.

De acordo com o website bpm.com o BPM (Business Process Management) é uma disciplina que envolve combinações de modelagem, automação, execução, controle, medição e otimização de fluxos de atividade empresariais, com suporte aos objetivos corporativos, suporte a sistemas abrangentes, a funcionários, a clientes e parceiros dentro e além dos limites corporativos.

Todas as empresas executam dezenas, centenas e até milhares de processos diários, necessários para alcançarem determinados objectivos.
Um controlo deficitário sobre todos os processos impede a eficiência dos mesmos, motivo pelo qual existiu a necessidade de encontrar uma forma de mapear todos os processos e apresentá-los de forma visual.

Independentemente do tamanho da organização, com a implementação de uma solução BPM, os processos dentro de uma empresa passam a ter uma padronização de operações, permitindo formar as pessoas para trabalharem com maior produtividade de forma a fortalecer toda a cultura organizacional.

Vantagens de uma solução BPM

Ao aplicar uma melhor definição das regras é possível optimizar os processos e libertar as pessoas de tarefas muito burocráticas, como por exemplo a troca de documentação interna e externa, possibilitando que estas mesmas pessoas possam dedicar mais tempo a outras tarefas, aumentando assim a eficiência dos fluxos de trabalho.

Por outro lado graças à integração e automatização, a qualidade dos produtos e serviços também aumenta verificando-se uma redução das falhas humanas. Na prática, permite reduzir os prazos de entrega mas também a redução de custos de uma forma geral. Listamos algumas das vantagens

• Transparência nas diversas etapas do processo
• Redução de custos
• Automação de processos
• Aumento de produtividade e maior controle administrativo

A implementação de uma solução BPM passa por várias fases contínuas, começa pelo design dos processos, depois segue-se a modelação para uma melhor automação, seguida da simulação para testar as regras pré-estabelecidas. Por fim dá-se então a execução do processo mas sob o controlo de todas as variáveis do fluxo de trabalho, possibilitando a optimização dos processos para alcançar cada vez mais e melhores resultados.

Este tipo de sistema garante a monitorização de todo o fluxo do negócio, através de relatórios de análise de dados, possibilitando a identificação de estrangulamentos ou oportunidades de negócios, sendo possível reajustar o negócio sempre que necessário e mediante as alterações nos hábitos de consumo dos clientes. Deste modo a tomada de decisão fica simplificada, pois permite controlar o negócio como um todo, tornando-o muito mais ágil.